Veja como descobrir se seu Twitter foi infectado
Na última sexta-feira (01/02), o Twitter sofreu um ataque hacker e admitiu que 250 mil contas estão comprometidas. Os usuários da rede de microblogs devem estar atentos aos sinais que seus dados privados podem estar expostos à pessoas que não deveriam ter essas informações. Se você quer saber se sua conta foi ou não infectada, o Dicas de Rede Social vai te ajudar. Basta conferir as dicas que listamos para você.
Se você entrou no Twitter no primeiro semestre de 2007, você pode estar infectado. Naquela época a rede tinha apenas alguns milhões de usuários. As contas que foram iniciadas em maio 2007 foram afetadas pelo ataque. Se você não se lembra quando entrou no Twitter, é possível descobrir pelo site Twitter Birthday.
Se eu uso Tweetdeck e outros programas de terceiros para acessar o Twitter, minha conta não foi invadida? Sua conta ainda pode estar em risco. Sites como Tweetdeck permitem o acesso sem que o Twitter libere sua senha. Esses serviços usam tokens, dados mascarados, que autorizam o armazenamento de tuítes do banco de dados do Twitter. Se sua conta estiver com problemas de senha, no Tweetdeck você teria que voltar a autorizar todos os seus aplicativos. O problema de invasão afeta principalmente o site do Twitter. Mas, se sua senha for alterada por hackers, o Tweetdeck e outros serviços deixarão de funcionar.
Quais informações os hackers conseguiram com essa invasão? Segundo o próprio Twitter, eles conseguiram informações de usernames, senhas, endereços de e-mail, tokens e dados criptografados, além de informações de tráfego, como pageviews. Ao jornal Guardian, a rede informou que não é “100% certo” que os hackers tenham conseguido todas essas informações. Como precaução, o Twitter resetou as senhas de contas que foram infectadas.
Por que eles foram atrás de contas antigas no Twitter? O objetivo dos hackers não era esse, especula Chris Applegate, funcionário da agência We Are Social. O método provavelmente foi atacar usuários em ordem crescente. Os fundadores do Twitter – a saber, Biz Stone, Jack Dorsey e Evan Williams – provavelmente foram afetados na investida.
O que eles queriam com essa infecção? Não se sabe nem se o ataque foi organizado por vários indivíduos ou por um grupo. No entanto, invadir contas é sempre útil para hackers, que podem exercer seu controle para enviar spams ou ainda infectar usuários que não foram afetados. Além disso, algumas pessoas tem o péssimo costume de colocar uma senha igual no Twitter, no Facebook e na conta de e-mail. Dessa forma, obter dados da rede de microblogs pode ser uma forma de acessar ainda mais informações sigilosas.
Um conselho do Twitter sobre senhas: “Certifique-se de usar uma senha forte, com, pelo menos, 10 caracteres e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Usar a mesma senha para várias contas online aumenta significativamente suas chances de ser atacado”.
Como esses ataques foram realizados? O Twitter afirmou que sofreu acessos “pouco usuais” na semana do dia 1º de fevereiro. O ataque pode estar relacionado com a queda que a rede sofreu na sexta-feira (01/02), mas a empresa não fez essa relação. A rede também informou que o ataque foi “sofisticado”. A infecção pode estar relacionada com ataques recentes aos jornais Wall Street Journal, New York Times e Washington Post. Acredita-se que os hackers nesses outros casos eram chineses.
Postar um comentário
*Todos os Comentários são moderados*
Portanto se você fazer spam, usar palavras de baixo calão, racismo e outras ofensas, seu comentário será deletado.