quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

12 Dicas do Twitter que talvez você não conheça


Quem trabalha com Marketing Digital sabe como é a dinâmica da coisa, diariamente temos que nos re-inventar… As coisas mudam de forma extremamente rápida e as vezes fica difícil manter o ritmo, e quando pensamos no Twitter aí é que o negócio pega pra valer. Nesse artigo eu trago algumas idéias que podem servir como inspiração na hora de incrementar suas campanhas de marketing no Twitter.
1 – Compartilhe conteúdos de qualidade com sua própria voz.
Não compartilhe um link somente por compartilhar, coloque toda sua personalidade e caráter por trás de cada Tweet. Nada de Tweets automáticos ou ‘sem alma’. Se você quer realmente aumentar a taxa de cliques, seja você mesmo!
2 – Use palavras-chave nos seus Tweets
As palavras-chave continuam extremamente relevantes para o conteúdo on-line (páginas, blogs, Facebook e obviamente Twitter). Faça uma lista com as palavras mais relevantes para o seu negócio e as utilize em seus tweets. Use sabiamente seus 140 caracteres pensando em qualidade e não em quantidade (pelo menos neste caso). Faça cada uma das palavras-chave trabalhar a seu favor.
3 – Compartilhe links para conteúdos úteis
Alguns autores consideram o compartilhamento de links úteis mais efetivo para a manutenção e crescimento de seguidores do que uma ‘simples’ conversa (através de tweets) com eles. Claro que não devemos esquecer das conversas, mas devemos estar atentos a outros fatores que possam aumentar nossa audiência on-line. Portanto, a regra aqui é simples: distribua mais links na rede e continue conversando com seus seguidores.
4 – Descubra o que as pessoas querem no Twitter e entregue a resposta para elas.
Utilize ferramentas como o TweetDeck para pesquisar por temas e veja o que os usuários do microblog estão procurando. Feito isso mande um artigo (dos bons, viu) ou um vídeo tutorial sobre o mesmo. Esta estratégia gera facilmente diálogos e aumenta as chances na conquista de novos clientes!
5 – Conecte-se com as pessoas certas e tweet de forma regular com as mesmas
Quando falamos em Twitter pensamos imediatamente em seguidores, mas não basta seguir alguém só para ser seguido em troca. Não adianta nada possuir 100.000 seguidores que não estejam interessados em seu conteúdo, isso não o levará a lugar nenhum… Use ferramentas como Follower Wonk, Twellow e WeFollow para encontrar pessoas realmente alinhadas com seus pensamentos.
6 – Não se esqueça de seus seguidores
Não se esqueça que Twitter é uma rede social, ou seja, temos que socializar… Se você é daqueles que só quer falar, falar e falar está no lugar errado. Acompanhe seus seguidores e dê uma forcinha para eles também. Ao compartilhar o conteúdo de alguém inicie um conversa, mande uma mensagem falando porque você achou o post relevante, mande artigos que você já tenha escrito e possuam uma semelhança, etc. Ao retuitar um artigo de terceiros, aproveite também para retuitar (na mesma hora) artigos de sua autoria. Isso resultará em mais comentários, retuites e novos seguidores. Sempre funciona, pode confiar.
7 – Cultive relacionamentos
Acompanhe quando alguém se referencie (mensagens, tweets, etc) a você. Em primeiro lugar agradeça sempre… Em segundo lugar, usando o TweetDeck (sempre ele), crie uma lista com essas pessoas (fica mais fácil acompanhá-los diariamente). Conheça mais destes usuários, que de forma voluntária fazem parte de seu negócio (compartilhando seu conteúdo).
8 – Saiba vender
Muitas pessoas acreditam que SPAM só aparece nas contas de e-mail, mas o Twitter está repleto de propagandas indesejadas, e pior, de péssima qualidade. Alguns ‘marketeiros’ ainda não perceberam que um dos segredos do sucesso (no que se refere às vendas) no Twitter é exatamente não vender! Uma das estratégias de marketing mais eficiente é utilizar o Twitter para manter as marcas no ‘TOP OF THE MIND’ dos consumidores. Isso é extremamente importante, uma vez que eles podem até não comprar um produto no momento em que recebem um determinado Tweet, mas quando essa hora vier, sua marca estará na cabeça desse consumidor. Bingo!!!
9 – Transparência leva a credibilidade
Se você errou, admita. Se você não sabe a resposta, admita. Seja honesto, real e transparente. A forma mais rápida para perder credibilidade (principalmente no mundo on-line) é tentar cobrir, esconder, mentir, etc. Tentar entregar o que você não possui.
10 – Use Hashtags de forma inteligente
Ao invés de simplesmente pedir para utilizarem uma determinada hashtag, crie uma história paralela…. Crie um evento, algo que faça seus seguidores sentirem-se parte dele. Se vai criar uma promoção, crie uma promoção que estimule algo bacana para a humanidade (!!!). O engajamento aumenta de forma exponencial quando seus seguidores são colocados dentro dessas pequenas histórias.
11 – Peça para seu sobrinho uma aula sobre Twitter
Essa é uma das dicas mais legais que eu já li sobre Twitter (e qualquer outra rede social). Um professor que trabalhar com mídias digitais afirmou que sempre pede para seus alunos explicarem como eles utilizam as redes sociais. Não quero começar com a velha história das gerações X, Y, Z, etc., mas a realidade é que não conhecemos de verdade como eles utilizam as ferramentas de relacionamento digitais da atualidade.  Portanto sente-se ao lado de um adolescente e faça perguntas, solicite demonstrações e observe ele trabalhar. Os resultados serão fantásticos
12 – Utilize as ferramentas certas
Finalmente, não dá pra fazer tudo isso ao mesmo tempo e ainda mais sozinho…Utilize programas que permitam o agendamento de Tweets, pesquisa através de filtros, etc. Tais programas aumentam a produtividade em muito. Com eles dá pra criar tweets um pouco mais longos, agendar horário de publicação, pesquisar por temas e por ai vai. Depois que você começa a utilizá-las não saberá mais viver sem elas.
E você, diga uma estratégia de marketing realmente eficiente no Twitter!

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